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Três maneiras de proteger os dados da sua empresa

Uma violação de dados pode se transformar em um evento catastrófico para qualquer empresa, especialmente para aquelas que não têm como investir em segurança de dados.

O Brasil é o segundo país que mais sofre ataques cibernéticos. Tendo isso em mente, criamos uma lista de medidas preventivas que você pode seguir para ajudar a manter os dados de sua empresa protegidos.

Eles envolvem:

  • Cuidado com e-mails de phishing
  • Trocas de senhas
  • Cuidados com redes Wi-Fi abertos

Confira!

 

1. Não abra e-mails de phishing

E-mails de phishing são mensagens falsas que podem ser usadas por criminosos e hackers para obter controle sobre seu computador e sua rede ou roubar sua senha e acessar informações da empresa.

Eles geralmente parecem vir de uma fonte confiável, como sua operadora de cartão de crédito, internet ou outro fornecedor, e podem incluir links ou anexos.

  • Você deve excluir e-mails suspeitos sem abri-los!

 

2. Senhas longas são mais fortes

Usar senhas fortes e alterá-las regularmente torna mais difícil o vazamento de informações da sua empresa.

  • Trocar as senhas é um protocolo de segurança de grandes empresas (tanto para a equipe interna quanto para os contratantes). Exemplo: Pinterest pede para seus usuários trocarem de senha periodicamente

As práticas recomendadas para a criação de senhas fortes incluem:

  • Não ser compostas por nome ou número de documentos (RG ou CPF).
  • Ter pelo menos sete caracteres.
  • Conter caracteres de pelo menos duas das quatro categorias a seguir: letras maiúsculas, letras minúsculas, números e símbolos (por exemplo, &,%, $, #).

 

3. Cuidado com acesso a redes de Wi-Fi abertas

Dispositivos portáteis, incluindo notebooks, tablets e smartphones, podem ser mais fáceis de “hackear”. Esteja atento ao fazer login em Wi-Fi público (em shoppings e aeroportos, por exemplo).

O Wi-Fi público é perigoso pois, com ele o hacker (ou malware), pode ter acesso aos seus dados acessados por meio daquela conexão.

  • A maior ameaça à segurança do Wi-Figratuito é a capacidade de um hacker posicionar-se entre você e o ponto de conexão.
  • Nunca armazene sua senha ou seus backups em seus dispositivos móveis

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Dois motivos para sua empresa investir em segurança de dados

Devido à pandemia causada pela COVID-19, muitas empresas passaram por um processo de digitalização sobre seus dados e sistemas.

Nesse cenário, os empresários precisam ter em mente que a todo o momento os dados sensíveis correm risco de serem roubados ou apagados.

Mas além desses riscos, ainda há outros motivos centrais pelos quais você deveria considerar investir em segurança de dados.

A seguir, falaremos mais sobre dois deles, que são:

  • Redução de custos
  • Marketing positivo para a empresa

 

Redução de custos

Se sua empresa não investe em proteção de dados, é uma questão de tempo que ocorra uma invasão do sistema, a perda de dados ou a queima de servidor, prejudicando a companhia.

Além disso, se ocorrer uma violação de segurança (o que muito provavelmente acontecerá), sua empresa será forçada a investir em uma rede de segurança de maneira emergencial (e aí o custo será infinitamente maior).

Alguns prejuízos causados por invasão e perda de dados são:

  • Custos da contratação de serviço de TI de emergência.
  • Um incidente de segurança pode atrasar, interromper ou até mesmo encerrar suas operações comerciais (o que influencia no faturamento).
  • Desvalorização da empresa perante os clientes e o mercado em geral.
  • Multas por vazamento de dados, conforme prevê a LGPD.

 

Marketing positivo para a empresa

Como mencionamos antes: não proteger seus dados pode prejudicar a reputação da sua empresa. Da mesma forma, garantir a proteção de dados pode propiciar um aumento da reputação positiva.

  • Você poderá divulgar aos clientes que sua empresa se preocupa com a segurança dos dados deles!

Uma grande vantagem de escolher essa estratégia é que “o jogo ainda está no início”: não há muitos concorrentes que se concentram em garantir a segurança dos dados de seus clientes.

Isso pode ajudar até a atrair investidores para sua empresa!

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