BNP

Blog

Hospedagem em nuvem X hospedagem tradicional: qual a melhor para a sua empresa?

“Armazenamento em nuvem” tornou-se uma expressão popular, porém o que isso significa? É melhor do que a hospedagem tradicional, em servidores físicos?

Tentaremos responder a essas questões para que você possa tomar decisões com base em informações seguras e detalhadas.

Neste artigo explicaremos:

  • O que é cloud hosting
  • Quais as vantagens da hospedagem em nuvem
  • Eficiência de custos
  • Segurança

Confira!

 

O que é cloud hosting? 

Em termos mais simples, a “nuvem” é uma estrutura eletrônica que pode armazenar dados em vários computadores. Esses dados são fornecidos por meio de rede, como a internet, por exemplo.

  • Em outras palavras, é uma forma de armazenamento que não se concentra em apenas um local (servidor, CPU) físico. Isso também significa que os dados armazenados por esse sistema podem ser acessados ​​em qualquer lugar e pelo aparelho que mais convier ao usuário, se tiver acesso às senhas necessárias.

 

Quais são as vantagens da hospedagem em nuvem?

Alguns dos benefícios da hospedagem em nuvem são:

  1. Aumento do tempo de atividade do servidor

O desempenho de um site está diretamente relacionado ao tempo de atividade do servidor. O sistema de servidores interconectados garante que não haja um único ponto de falha. Assim, se algum servidor “cair” ou não puder aceitar sua solicitação, outro servidor assume o posto desse, mantendo tudo funcionando.

  • Isso significa, por exemplo, que seu site tem menos chances de sair do ar.
  • Também significa que, caso um servidor físico queime, seus dados não estarão comprometidos.

Com a hospedagem tradicional, qualquer tempo de inatividade ou falha em seu único servidor pode resultar em um tempo de inatividade prolongado, interferindo em vendas e no alcance de clientes.

 

Eficiência de custos

Com a hospedagem em nuvem, você não precisa se preocupar com despesas de capital em infraestrutura. Além disso, você só precisa pagar pelos serviços e recursos que está realmente usando.

  • Em um modelo de hospedagem tradicional, no entanto, você precisa investir em infraestrutura física e também pagar um valor fixo pelos serviços e recursos, independente de usá-los ou não.

 

Mais segurança

A hospedagem em nuvem vem com uma infraestrutura estabelecida com segurança de várias camadas:

  • Dados
  • Rede
  • Aplicativos e segurança física

Os provedores de serviços em nuvem também fornecem soluções seguras e criptografadas, recuperação de backup, firewalls, gerenciamento de identidade, isolamento de dados e segregação de armazenamento.

Seus dados estão mais seguros com a hospedagem em nuvem!

Dois motivos para sua empresa investir em segurança de dados

Devido à pandemia causada pela COVID-19, muitas empresas passaram por um processo de digitalização sobre seus dados e sistemas.

Nesse cenário, os empresários precisam ter em mente que a todo o momento os dados sensíveis correm risco de serem roubados ou apagados.

Mas além desses riscos, ainda há outros motivos centrais pelos quais você deveria considerar investir em segurança de dados.

A seguir, falaremos mais sobre dois deles, que são:

  • Redução de custos
  • Marketing positivo para a empresa

 

Redução de custos

Se sua empresa não investe em proteção de dados, é uma questão de tempo que ocorra uma invasão do sistema, a perda de dados ou a queima de servidor, prejudicando a companhia.

Além disso, se ocorrer uma violação de segurança (o que muito provavelmente acontecerá), sua empresa será forçada a investir em uma rede de segurança de maneira emergencial (e aí o custo será infinitamente maior).

Alguns prejuízos causados por invasão e perda de dados são:

  • Custos da contratação de serviço de TI de emergência.
  • Um incidente de segurança pode atrasar, interromper ou até mesmo encerrar suas operações comerciais (o que influencia no faturamento).
  • Desvalorização da empresa perante os clientes e o mercado em geral.
  • Multas por vazamento de dados, conforme prevê a LGPD.

 

Marketing positivo para a empresa

Como mencionamos antes: não proteger seus dados pode prejudicar a reputação da sua empresa. Da mesma forma, garantir a proteção de dados pode propiciar um aumento da reputação positiva.

  • Você poderá divulgar aos clientes que sua empresa se preocupa com a segurança dos dados deles!

Uma grande vantagem de escolher essa estratégia é que “o jogo ainda está no início”: não há muitos concorrentes que se concentram em garantir a segurança dos dados de seus clientes.

Isso pode ajudar até a atrair investidores para sua empresa!

Se você quiser saber mais sobre a importância da segurança na internet, políticas, práticas e regulamentos, siga a BNP nas redes sociais. Trabalhamos com serviços de TI há mais de 26 anos e podemos ajudar a sua empresa.